Cáceres
       

 

Está localizada a oeste no estado do Mato Grosso, a 210 quilômetros da capital Cuiabá, tem uma população de 86.175 hab.itantes aproximadamente. A BR - 070 liga Cuiabá a Cáceres. A cidade Boliviana de San Matias, está distante de Cáceres 90 quilômetros , rodovia Ermanos Lacerda,pavimentada.

Cáceres foi fundada em 6 de outubro de 1778 por Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, então Governador e Capitão-General da Capitania de Mato Grosso, com o nome de Vila Maria do Paraguai, em homenagem à Rainha Maria Primeira - A Louca.

Em 1.874, Vila Maria do Paraguai foi elevada a categoria de cidade, com o nome de São Luis de Cáceres, homenagem aos nomes do Santo Padroeiro e do Fundador.

Em 1.883 foi transladado o Marco do Jauru para a Praça Barão do Rio Branco.. 

Cáceres recebe em 1914 a importante visita do ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, que juntamente com Cândido Rondon realizaram uma das mais importantes pesquisas científicas do Brasil até então. Theodore ficou encantado com o comércio local, principalmente com a Casa Ao Anjo da Ventura, pertencente à firma José Dulce e Cia., proprietários também do Vapor Etrúria. 

O ano de 1927 marca a passagem da Coluna Prestes pelos arredores de Cáceres, alvoroçando os seus habitantes, e, também é o ano em que desce em Cáceres o hidroavião Santa Maria, o primeiro a sobrevoar Mato Grosso.

Em 1928, foi inaugurado o Porto Mário Corrêa e em 1929 o prédio onde se instala o Governo Municipal é inaugurado (hoje prédio da Câmara Municipal de Cáceres).

O Decreto Lei n.º 208 de 26 de Outubro de 1938, altera o nome do município para Cáceres apenas.

A partir de 1950 Cáceres experimenta crescimento mais rápido e eufórico, com intensa migração e expansão para o noroeste mato-grossense, facilitada com a construção da Ponte Marechal Rondon.

.Cáceres, oferece a quem chega toda a tranquilidade de uma cidade do interior de Mato Grosso, uma ótima culinária a base de peixe. A cidade oferece opções para o turismo cultural no Centro Histórico, visita a fazendas históricas belíssimas com casarios seculares, como por ex. Fazenda Barranco Alto,Jacobina, Descalvados e tantas outras. Possui também lugares mágicos como a Dolina da Água Milagrosa, onde mergulhadores chegaram a 183m de profundidade sem alcançar o fundo e  cachoeiras refrescantes. Uma população alegre e hospitaleira.

Para quem gosta do turismo ecológico, uma sugestão é um passeio de barco pelo Rio Paraguai, de preferencia até a Reserva Taiamã, onde podemos observar ao longo do rio,  famílias de capivaras, macacos, jacarés, garças, cabeças sêcas, tuiuius, araras azuis, e se tiver um pouquinho de sorte até a famosa onça pintada.

 

 

 

ONDE SE HOSPEDAR:

Hotel Recanto do Dourado - www.recantododourado.com.br

 

FESTIVAL DE PESCA