Pantanal

No ano de 2000 a UNESCO declarou o Pantanal como PATRIMÔNIO NATURAL MUNDIAL DA HUMANIDADE e reserva da BIOSFERA e no mesmo ano, a Rodovia Transpantaneira na região de Poconé foi decretada ESTRADA PARQUE.

Há várias atividades que o turista pode fazer no Pantanal, como passeio a cavalo pelos campos alagados, trilhas ecológicas, bicicleta, pesca de piranhas e passeio de barco.

Pantanal - maior planície de água doce inundável do mundo, com área de 230.000 km2, em Território Brasileiro,  região de grande beleza e biodiversidade, abrigando mais de 670 espécies de pássaros. catalogadas,, mamíferos, répteis e peixes.

o.

Muitas são as fazendas que abriram para o turismo, algumas ainda mantem suas atividades normais como o manejo com o gado, ordenha artesanal e tantas outras atividades do dia a dia de uma fazenda típica pantaneira.

Características do Pantanal em diferentes períodos

De JANEIRO A MARÇO - (Cheia) - Tempo chuvoso, mesmo assim é possível fazer os passeios.Neste época a maior parte do Pantanal fica alagada, o meio de transporte mais adequado é o barco para realizar os passeios. A vegetação fica bem verde, oferecendo aos turistas paisagens deslumbrantes. Os mamíferos se refugiam em áreas mais elevas denominadas cordilheiras, dificultando a observação.  Neste período chuvoso há muitos mosquitos.

De ABRIL A MAIO - (Vazante) - É quando as águas vão baixando e os rios voltam ao seu leito normal, ficando para trás grandes lagoas, onde centenas de peixes ficam presos, com isso atrai centenas de pássaros que vem fazer o seu banquete com alimentação farta. Alçando vôo, vem aquela revoada maravilhosa, com o colorido de suas plumagens, enfeitando ainda mais a Natureza.

Nesta época começa a dança dos tuiiuius, ave símbolo do Pantanal, procurando seu par (acasalamento), com isso os pássaros já começam a formar  os Ninhais.

DE JUNHO A SETEMBRO - (Sêca) - Excelente período para observação da vida Selvagem, com pouca água é mais fácil visualizar os animais. Périodo em que os pássaros estão chocando, ovos eclodindo e filhotes famintos. Abaixo dos Ninhais é comum ver jacarés e sucuris a espera de um filhote caindo do ninho. Época em que o Pantanal está todo florido com os Ipês rosas, rôxo, amarelo, branco, os cambarás e também  as Piuvas.

DE OUTUBRO A DEZEMBRO - (Enchente) - Período que começam as chuvas, os filhotes de pássaros já estão voando e deixam os ninhos. Início da piracema, os peixes sobem os rios para desovar nas cabeceiras, é o recomeço da formação da Cadeia Alimentar.

O que levar para o Pantanal

- Protetor solar

- Repelente

- Câmera fotográfica

- Chapéu / boné

- Capa de chuva

- lanterna

- roupas leves

- Calça comprida (passeio a cavalo)

- camisa manga longa

- Tênis / bota ( 2 pares).

Operadoras de Turismo

Turismo Pantanal

www.turismopantanalmt.com

fones: +55 (65) 3027 7085 / +55 (65) 8103 3886 / +55 (65) 8405 8424

e-mail: contato@turismopantanalmt.com

            turismopantanal@hotmail.com